quarta-feira, 3 de março de 2010

6º Tarefa de Área de Projecto


1-Os métodos contraceptivos dividem-se em reversíveis e Irreversíveis. Indica dois exemplos de cada um desses tipos.

Reversíveis:

*Implante
*Adesivo

Irreversíveis:

*Laqueação de trompas
*Vasectomia

2-Explica um exemplo de Método Natural (ex: método da temperatura; método do calendário; método de Billings ou do muco cervical e do coito interrompido)

É um método que consiste em anotar durante mais ou menos 1 ano a duração dos ciclos menstruais. Uma vez feita esta contagem, tem de se subtrair ao ciclo mais curto (18 dias) e ao ciclo mais longo (11 dias). A partir do momento em que estes resultados estão encontrados, o intervalo entre ambos, do menor para o maior, indica o espaço de tempo no qual a mulher se encontra no período mais fértil dos seus ciclos, onde ocorre a ovulação e é mais provável que aconteça uma gravidez. Por exemplo, imaginemos que uma mulher contabilizou o seu ciclo mais curto com 26 dias e o seu ciclo mais longo com 30 dias. Então: 26 – 18 = 8 e 30 – 11 = 19. Quer isto dizer que os dias mais férteis desta mulher são entre o oitavo e o décimo nono dia do ciclo, dias em que não deve ter relações sexuais ou, querendo-o, terá de utilizar um outro método contraceptivo. Convém não esquecer que o primeiro dia do ciclo é o primeiro dia em que aparece a menstruação. Este método é bastante falível e não protege das doenças sexualmente transmissíveis.


3-Preservativo Feminino



Primeiro a ideia de preservativo feminino foi proposta pelo médico dinamarquês Lasse Hessel nos meados dos anos 80. Actualmente, o preservativo está disponível e à venda em muitos países. É manufacturado pela Companhia de Saúde Feminina através da sua subsidiária Chartex International of Chicago, Illinois. Os nomes comerciais incluem Reality, Femidom e Femy. O preservativo feminino é uma cobertura macia, mas forte, feita de plástico de poliuretano. A cobertura tem dois plásticos redondos em ambas
as pontas. Uma das argolas na ponta fechada serve para ajudar a inserir e manter o preservativo no lugar contra o colo do útero. A argola na ponta aberta é ligiramente maior e permanece fora da vagina, cobrindo tanto a genitália da mulher como a base do
pénis do homem. Os preservativos são equipados com um lubrificante aguado que facilita a inserção e permite um movimento confortável durante as relações sexuais. Se for necessário um lubrificante adicional, qualquer tipo de lubrificante pode ser usado, incluindo produtos com base em óleo que não podem ser usados com o preservativo masculino. Actualmente os preservativos devem ser utilizados uma só vez.
Contrariamente aos diafagmas e contraceptivos orais, não é necessária nenhuma prescrição ou assistência médica para a utilização do preservativo feminino. Não precisa de ser colocado de uma maneira especial. A mulher coloca-o na vagina utilizando as suas mãos e pode fazê-lo a qualquer momento, horas antes das relações sexuais. A outra vantagem prática é que o preservativo feminino não tem de ser tirado imediatamente após a ejaculação. Não está ainda provado que é seguro a reutilização de preservativo feminino.

Sem comentários:

Enviar um comentário